domingo, 10 de fevereiro de 2008

“Sócrates fechou-nos a “porta” mais uma vez”





JUVENTUDE SOCIAL-DEMOCRATA

Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real

Comunicado de Imprensa

“Sócrates fechou-nos a “porta” mais uma vez”



A Comissão Política Concelhia da JSD Vila Real vem por este meio denunciar mais um atentado contra os Jovens portugueses, perpetrado pelo Governo português.
Desde Março de 2007 que vimos alertando para o facto de o governo se preparar para penalizar mais uma vez a Juventude Portuguesa.
O programa “Porta 65 Jovem” (conhecido por todos como "apoio ao arrendamento jovem") substituiu o antigo “Incentivo ao Arrendamento Jovem” (IAJ), e é uma tentativa de fazer omeletes sem ovos, dado o forte desinvestimento que marca a desorientação política de que padece.

Vejamos, então, quais os aspectos mais relevantes:
• O facto de o governo ter reduzido significativamente as verbas atribuídas a este
apoio (corresponde agora a metade do anterior IAJ) e o facto de se ter reduzido a duração do apoio (de 5 para 3 anos), ao que acresce ainda a impossibilidade da recandidatura de quem já tenha usufruído do apoio.
• Tudo isto se conjuga para que o número dos que necessitam do incentivo baixe
drasticamente (estima-se que, anualmente, menos de 8 mil jovens estejam em
condições de reunir os requisitos apertados para a concessão do apoio, contra os anteriores 25 mil beneficiários do IAJ).
• Mas a medida mais extraordinária é a da renda não ultrapassar um valor mensal fixado pelo governo, preços estes, que o mercado não pratica. É caso para sugerirmos, como alguém já disse, a “totorenda”. É que as hipóteses de uma jovem família encontrar um apartamento com as condições impostas (em delírio legislativo, refira-se) são as mesmas de acertar no totoloto ou no euromilhões!
Consideramos por isso que o actual apoio é uma fraude política, que só não se
extingue dada a impopularidade que arrastaria, e cujas consequências já todos as conhecemos (e não tocam só os jovens, que são empurrados para fora das cidades, desertificando-as, mas prejudicam os comerciantes, o clima de segurança e aí por diante...)
Uma palavra final no sentido de afirmarmos a estranheza pelo quietismo dos
outros partidos políticos revelado na discussão deste assunto. Permanecem silenciados perante esta questão que tanto preocupa a geração mais nova, e nem pelo facto de milhares de jovens ficarem afastados com esta reforma, são acordados do profundo adormecimento em que se encontram. Por isso perguntamos-lhes: quando acordais?

Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real

Vila Real, 09 de Fevereiro de 2008


4 comentários:

Alexandra Gomes disse...

olá!
Gostaria que alguém do governo lesse este comnicado... Podia ser que assim "abrissem os olhos" de uma vez por todas! Mas sabem que ao fazerem aeroportos e mais pontes e remodelar as estruturas de apoio ao novo aeroporto, que só por acaso é em Lisboa, custa muito dinheiro... Eles têm de poupar noutros campos e aproveitam os jovens.. é que, como se não bastasse não termos os "novos postos de trabalho" tão prometidos pelo actual governo, agora também querem tirar-nos mais isto... Um bem haja ao Sócrates, que só tem ajudado o país a desenvolver-se.. sim, porque o futuro do nosso pais, para este senhor, não devem ser os jovens, mas sim os da laia dele...
beijoca

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA
isto nao podia vir mais a propósito!

Unknown disse...

Queria deixar aqui as minhas felicitações pela construção deste blog. Estando eu fora de Vila Real, encontrei agora um meio de me exprimir junto da JSD.


Cumprimentos democráticos

Anónimo disse...

caros colegas, o governo pretende rever, alargando, as regras do porta 65. até lá, esperamos para ver como vão concretizar essa flexibilização. certo, é o seguinte: com as actuais regras apenas se candidataram ao concurso 3561 jovens, dos quais nem todos estarão em condições de aceder ao apoio.

o governo deu um passo atrás em uma politica que apenas visava poupar uns trocados. afinal, até eles reconhecem que foram longe demais nesse "corte".

podem consultar a noticia aqui http://dn.sapo.pt/2008/02/20/economia/governo_alargar_regras_porta_65.html

pms