quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

A política autoritária do quase Engenheiro



JUVENTUDE SOCIAL-DEMOCRATA
Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real

Comunicado de Imprensa

“Alerta Laranja”

A Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real, não podia deixar de se manifestar uma vez mais sobre a ausência de politicas de Juventude do nosso Governo, prejudicando a fixação da Juventude no nosso Distrito.
Há já algum tempo que a Jota Vilarealense tem vindo a alertar, em prévio comunicado, sobre a constante perda de serviços no nosso distrito, mais concretamente, a delegação do Instituto Português de Juventude, aspecto este que se veio a verificar.
Tal como acima mencionado, a CPC/JSD de Vila Real demonstra a sua preocupação pela situação em que o Instituto Português de Juventude se encontra, em respeito ao Associativismo Juvenil. Neste ponto, a nova lei orgânica do IPJ acabou com o regime de co-gestão, sistema pioneiro na Europa, contra a opinião do movimento associativo nacional. Neste momento, Vila Real encontra-se desprovido de Delegado do Instituto Português de Juventude.
No anterior comunicado terminámos questionando-nos, “Delegação do Instituto Português de Juventude: até quando?”. E eis que nos deparamos com a resposta representativa da falta de apoio aos jovens do distrito de Vila Real.
Resta ainda questionar qual o critério seguido pelo Governo Socialista para retirar de Vila Real a Delegação do referido Instituto. A JSD Vila Real gostaria que os responsáveis por esta retirada explicassem, de uma forma explícita, esta situação, uma vez que os jovens do distrito merecem ser esclarecidos.
Os responsáveis políticos deste (des)Governo socialista , estiveram em Vila Real e referiram: “Estão a ser dados sinais de esperança aos Jovens Portugueses”, pois bem ou Portugal é do Porto até Lisboa seguindo pelo Litoral ou então consideram que nós jovens transmontanos somos do país vizinho. Para nós Portugal só poderá ter futuro se concretizarmos TODOS um projecto de crescimento e desenvolvimento.
A JSD Vila Real não pode deixar de estar profundamente desagradada com mais este ataque aos interesses dos jovens vila-realenses e manifesta todo o apoio e solidariedade aos jovens e associações juvenis que necessariamente perdem com esta politica centralista e de promoção e atracção das populações para o litoral.


Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real
Vila Real, 17 de Setembro de 2007




JUVENTUDE SOCIAL-DEMOCRATA
Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real

Comunicado de Imprensa

“Prenda de Aniversário da delegação do Banco de Portugal em Vila Real - ENCERRAMENTO”

Com início de actividade a 2 de Novembro de 1893 a delegação regional do Banco de Portugal em Vila Real irá fazer na próxima sexta-feira 114 anos, foi sem dúvida uma das mais importantes instituições no crescimento e desenvolvimento desta região.

Infelizmente e contra todas as expectativas os vila-realenses foram recentemente confrontados com a intenção do Banco de Portugal em encerrar a delegação de Vila Real no final deste ano, foi um “presente” sem qualquer justificação aceitável e muito menos tolerável depois do encerramento das delegações de Bragança e Lamego.

Não podemos aceitar esta Politica de Desenvolvimento económico que apenas dinamiza e empreende esforços onde é mais fácil, onde já há empresas e pessoas onde o crescimento tem sido mais notório.

Não podemos aceitar que o (des)governo Socialista continue a permitir que “tudo” saia de Vila Real em favor do litoral e nada faça.

Neste sentido é urgente apelar a este Governo Socialista para que procure alterar o rumo que diariamente promove a desertificação de Trás-os-Montes e Alto Douro, invertendo esta tendência eleitoralista de concentração de serviços públicos no litoral, apostando de forma séria e consistente no desenvolvimento economicamente sustentável da regiões desfavorecidas como é a nossa região.


A Comissão Política Concelhia da JSD de Vila Real
Vila Real, 2 de Novembro de 2007

Sem comentários: